Se existe algo em comum no início de muitas empresas de tecnologia é sobre como começaram:
Em um cômodo, seja garagem, quarto ou sala, uma ou mais pessoas levaram adiante a ideia que tinham e, como muito trabalho duro, construíram uma empresa que se tornou muito maior do que o seu sonho!
No mercado de fitness, se formos olhar a história de alguns empreendedores, muitos deles começaram em uma sala, como é o caso da Rede Gaviões, que você vai conhecer agora!
A empresa que fechou o ano de 2021 com 20 unidades, entre próprias e franqueadas, iniciou suas atividades em 1974, como uma escola de Karatê: Gaviões do Karatê!
Em 2001, além de abrir a segunda unidade, uma decisão foi crucial para o sucesso da academia, que acabou se tornando um diferencial e uma marca registrada:
Adotar o funcionamento 24 horas por dia!
Com isso, fora as academias que funcionam dentro do shopping, todas as unidades têm esse horário e é algo que a tornou conhecida!
Essa decisão contribuiu para o crescimento da rede e quando contavam com 3 unidades, no ano de 2010, o EVO passou a ser o Parceiro de Tecnologia da Rede Gaviões.
O EVO tem orgulho de ter tido uma empresa assim como um de seus primeiros clientes, pois foi possível testemunhar o crescimento de toda a operação até o momento de decidir se tornar uma franquia, quando tinham 5 unidades, em 2019!
O que simbolizou este movimento foi a unidade de São Miguel, que foi praticamente o modelo de franquia a ser replicado, assim como o cuidado com a marca e a valorização de tudo o que foi construído e consolidado!
E agora, partem para um novo modelo de negócios!
Em janeiro de 2022, foi inaugurada a Unidade Santana, já no modelo por cotas, cuja expectativa de entrega de resultados é muito superior à proposta feita aos investidores!
Com isso, os planos de investimento da Rede Gaviões hoje estão concentrados em duas frentes:
1. Modelo de franquia
“A expectativa atual é que o modelo de cotas tenha mais sucesso, pois além do investimento em franquia ser muito alto e mais burocrático, o modelo de cotas oferece a vantagem da administração ser centralizada” – Priscila Cunha, sócia da rede.
2. Modelo de cotas
Além disso, quem decide investir na empresa e adquirir cotas normalmente é um aluno ou alguém que já conhece a empresa e isso é um sinal claro de confiança, que acaba se comprovando com a entrega de resultados.
Como foi mencionada a possibilidade de centralizar as informações e administrar por meio de um escritório central, o EVO tem um papel importante, sendo que as possibilidades de padronização do EVO foram fundamentais para os planos de expansão.
De acordo com Priscila Cunha, uma das sócias, “o que fez a empresa escolher o EVO como Parceiro de Tecnologia foi a rapidez em trazer as novidades que ajudam na gestão.”
Ela ressalta que além da quantidade alta de inovação que o EVO entrega, a entrega dos conteúdos para os gestores também são um diferencial.
Para citar uma novidade que teve um papel importante na operação da Gaviões, ela menciona o débito recorrente, que trouxe uma melhoria significativa na formatação dos planos, onde eles foram pioneiros na região.
Uma funcionalidade que também nos ajuda muito é a tela de ranking, onde ela pode comparar as unidades e fazer ajustes de forma rápida.
Outro ponto que gerou resultados satisfatórios para a operação foi a integração com o Gympass, que constitui uma boa fonte de receita.
E também o Clube de Recompensas, que faz parte da estratégia de retenção da rede.
A timeline do app é uma excelente ferramenta, que seus alunos usam como se fosse uma rede social da academia, que aproxima ainda mais as pessoas e cria uma comunicação intensa e em tempo real.
Uma outra funcionalidade que foi bastante elogiada e que facilita a gestão é a gestão da carteira de clientes de professores.
Com tudo isso, ela gerencia toda a operação, do financeiro à performance das unidades, por meio do EVO!
Priscila Cunha
Completa a Sócia da Rede Gaviões, São Paulo
Quer saber mais sobre como o EVO pode te ajudar?
Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas, quem
sabe o próximo case de sucesso pode ser o seu?