Conheça a história do estúdio Younique, do Heron e da Raquel. Ela nasceu do desejo de mudar a realidade que eles, até então, conheciam.
Uma ideia, um sonho, e muita vontade de fazer acontecer!
Depois de 4 anos, o Heron e a Raquel decidiram mudar não apenas de endereço, mas também de nome: de 4You, para Younique.
A mudança de nome, segundo eles, se deu em razão da necessidade de evolução da marca e do conceito criado por eles. Ao invés do “para você”, contido no conceito de “4You”, que remetia a algo personalizado, criado para o cliente, a ideia era do cliente se sentir ainda mais exclusivo, verdadeiramente “único”, com a Younique.
Com a nossa experiência no mercado, são gestores atentos a estes detalhes que costumam prosperar e ter sucesso.
Mas lá começo, as coisas foram um pouco difíceis… e é o que vamos ver a seguir.
Atuando como personal trainers já há mais de dez anos e colhendo os resultados dos treinos junto aos clientes, o Heron e a Raquel, se juntaram a uma terceira pessoa e decidiram abrir um estúdio de personal trainer.
Com bastante cuidado, eles levantaram o valor que seria necessário para abrir o estúdio, e descobriram o primeiro grande desafio na vida de quem empreende no país: a dificuldade na obtenção de crédito.
E resolveram este problema “à moda antiga”: venderam os carros que tinham, “rasparam o tacho” da grana que estava guardada e o que “faltou”, negociaram direto com os fornecedores.
Construir uma carreira consolidada como personal trainers não tem fórmula mágica…. Ou melhor, tem uma fórmula – mas ela não é nada mágica!
O segredo é entregar aquilo que as pessoas mais valorizam hoje em dia: resultados!
Então, com a experiência que eles tinham e com os cursos que fizeram, tomaram uma decisão que fez toda a diferença: o coração da operação seria uma metodologia! Isso significava sistematizar os treinos, medir os resultados, colher feedbacks e sobretudo, caprichar no atendimento, fazendo com que o aluno se sinta único.
E esta questão de fazer o aluno se sentir único estava tão enraizada, que como dissemos, o Heron e a Raquel decidiram mudar o nome do estúdio: de 4You para Younique.
E já que estamos falando em mudanças, por que não mudar para um lugar maior? Grandes mudanças, grandes responsabilidades… e é claro, desafios maiores também!
Até chegar a esta nova fase do estúdio, como Younique, é preciso dizer também que no meio do caminho, houve muito aprendizado, afinal de contas, ambos eram formados em Educação Física e precisaram descobrir na marra como se administra um negócio.
Segundo o Heron, o caminho foi árduo, mas ter começado a operação já com um sistema de gestão foi fundamental para algumas “fichas irem caindo”. E hoje mesmo, ele diz que não consegue entender como alguns amigos seus, que também têm estúdios, conseguem administrar seus estabelecimentos “na unha”.
De acordo com o Heron e a Raquel, eles usam o EVO desde o primeiro dia na academia e isso foi fundamental para poderem tomar as melhores decisões, com base nos dados, relatórios e indicadores que o sistema oferece.
E quando buscaram um curso de empreendedorismo que produziu a virada de chave (na Zaros Escola de Negócios), já ter contato com um sistema de gestão e conhecimento de algumas rotinas administrativas, ajudou bastante.
Até porque, no momento da reforma, todas as dificuldades de buscar crédito foram triplicadas, mas eles acabaram usando a criatividade, o bom nome na praça e a confiança dos fornececedores. A partirde então, nunca mais pararam de estudar gestão, inclusive a gestão de pessoas, que é o próximo tema.
Investir na formação dos colaboradores era uma das formas de colocar em prática a metodologia que haviam criado, pois recebiam no estúdio professores que só tinham atuado na sala de musculação e os transformavam em personal trainers. Este cuidado é fundamental para manter um padrão de atuação e atendimento, visando sempre, o máximo resultado obtido pelos clientes do estúdio.
E a melhor forma de ver a evolução dos colaboradores, segundo o Heron e a Raquel, é testemunhar quando um deles alça vôo solo e abre o seu próprio negócio. O Heron confessou que no começo, ficava um pouco ressentido, mas hoje, se sente honrado com essa contribuição na vida destes profissionais e do mercado, que só tem a ganhar.
“Formar novos profissionais extremamente capacitados para atuarem no mercado de trabalho, só eleva o nível dos serviços oferecidos na nossa área e todos tem a ganhar com isso”, afirmou a Raquel.”
E por falar em alçar vôo, a cada decisão, eles se deparavam com um desafio e uma dificuldade. E foi num destes momentos, que o EVO se tornou, de vez, um grande parceiro da dupla.
Um episódio que o Heron e a Raquel gostam de contar e que foi um divisor de águas na história do estúdio foi a saga do aplicativo…
Depois de investir dinheiro e tempo tentando customizar um app que funcionasse de forma adequada na operação deles – que depende essencialmente de um mecanismo de agendamento de aulas -, o EVO acabou lançando o FITI.
O FITI é um app gratuito para quem é cliente EVO e quando eles fizeram uma reunião para entender o que o Fiti poderia oferecer, viram que era exatamente o que precisavam. E sem gastar nada!
Esse é o tipo de coisa que nos enche de satisfação, pois desenvolver produtos, funcionalidades e soluções que vão ao encontro dos desejos e necessidades dos clientes é um ótimo indicador que estamos no caminho certo.
E com o Fiti, a Younique passou a funcionar de forma moderna, dando aos alunos autonomia para marcar e reagendar as aulas, comprar ou renovar os planos e ter uma comunicação intensa com seu personal.
E com o pé na tecnologia, o Heron e a Raquel passaram a usar todos os recursos que o EVO poderia oferecer, principalmente a página de vendas online.
E foi essa intimidade com a tecnologia, que possibilitou enxergar diversas alternativas no próprio negócio, pois como a Raquel ressaltou: “Um sistema de gestão como o EVO faz a gente olhar para o lado business do estúdio, para compreender melhor os relatórios e indicadores. Isso me fez enxergar de verdade o meu próprio negócio”.
O Heron complementa: “Além de me dar a oportunidade de poder executar o modelo de negócio que tínhamos em mente, a possibilidade de usar o EVO e integrar com o Fiti, otimizou demais o meu tempo e com isso, acabei buscando soluções criativas para melhorar a experiência dos meus alunos no estúdio”.
E a solução encontrada pelo Heron, pode te inspirar. Veja abaixo.
Tanto o Heron quanto a Raquel se dizem apaixonados por eventos.
A Feijoada que comemora o aniversário do estúdio já se tornou tradicional, assim como as datas tradicionais, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, etc…
Tem também o “YouRango”, evento interno com foco nos colaboradores, que participam de um conteúdo rápido relacionado desenvolvimento pessoal deles, fazem um treino e depois, preparam alguma comida, num ambiente de descontração e integração.
Depois de todo o planejamento e o cuidado com gestão, a meta de alunos ideal, que estava muito próxima de ser atingida, precisou ser “pausada”.
Mas apesar de tudo, a Younique teve apenas 5 cancelamentos de planos, considerados irreversíveis. Todas as outras negociações de trancamento e suspensão indicam continuidade no relacionamento, sem falar nos muitos alunos ativos, utilizando as aulas online e os treinos que seguem sendo ministrados.
Tudo seguindo a essência e a filosofia que sempre fez parte da Younique: atendimento encantador, máximo resultado e foco no cliente.
Aliás, o próprio Heron disse: “Nós tivemos humildade de entender que algumas questões, nós não conseguiríamos resolver e não adiantava reclamar do Presidente, do Governador ou do Prefeito… adiantava olhar para o nosso cliente, ter foco nele e entregar o nosso melhor, porque nessa hora, com os efeitos do COVID-19, ele precisa ainda mais de atividade física”.
E neste momento, mais uma vez, o EVO foi um parceiro primordial, tanto com a facilidade de proporcionar uma plataforma de treinos online, quanto ao facilitar a vida da academia, por meio da página de vendas online.
Ao final, o Heron e a Raquel fizeram questão de mencionar o fato de que uma de suas personais mais antigas, com mais de seis anos de casa, acabou de avisar que vai montar o seu próprio negócio.
Ou seja, se no meio disso tudo, tem gente pensando em abrir o seu próprio negócio, ainda existe margem para otimismo!
E é com esse otimismo, com fé em dias melhores e esperança de continuar nessa jornada de aprendizado e evolução, que o Heron e a Raquel esperam seguir tocando a Younique.
Formando profissionais comprometidos com o senso de missão e entregando resultado por meio de um atendimento impecável para os clientes.
O EVO tem orgulho de ter parceiros como o Heron e a Raquel à frente da Younique, para que venham muitos anos de sucesso pela frente!
#estamosjuntos